Curso
  • A Economia Circular na estratégia e gestão das organizações (V1)
Preço
  • 240,00 EUR
Duração
  • 8 horas
Horário
  • Laboral
  • On-line
Forma de organização predominante
  • Formação a distância (outros)
Resumo do Conteúdo Programático
    • 1.
    • INTRODUÇÃO E ENQUADRAMENTO
    • - O que é a Economia Circular?
    • - A Economia Circular e a criação de valor na empresa.
    • - Medidas impulsionadas pela UE em matéria de economía circular: um mundo de novas oportunidades.
    • - Vantagens e benefícios na aplicação de uma estratégia de Economia Circular.
    • 2.
    • A ECONOMIA CIRCULAR NAS ORGANIZAÇÕES: implementação das normas ISO 59004 e ISO 59010
    • - A familia de normas ISO 59000: Economía Circular
    • - Definições e termos fundamentais
    • - Os seis principios da Economia Circular e a sua aplicação
    • - Ações que contribuem para a Economia Circular e criação de valor
    • - Design para circularidade
    • - Abastecimento Circular: circularidade na gestão dos recursos e fornecedores
    • - Procurement circular: requisitos circulares aplicados à cadeia de abastecimento
    • - Optimização dos processos
    • - Simbiose industrial, regional ou urbana
    • - Ações que contribuem para a retenção de valor
    • - Reduzir, reutilizar e repropor
    • - Manutenção e reparação
    • - Abordagens baseadas em desempenho: conceito de servitização.
    • - Uso partilhado
    • - Recondicionamento
    • - Remanufatura
    • - Ações que contribuem para a recuperação de valor
    • - Logística Inversa
    • - Uso de recursos “em cascata” : ciclos técnicos e bio-materiais
    • - Reciclagem
    • - Gestão de residuos
    • - Recuperação de materiais
    • - Recuperação de energia
    • - Ações para regenerar ecossistemas
    • - Ações para apoiar a transição para uma economia circular
    • - Educação e investigação
    • - Uso e consumo responsáveis
    • - Inovação: tecnológica, organizacional e institucional
    • - Colaboração e networks: principio do valor partilhado
    • - Promover a mudança do comportamento dos usuários
    • - Avaliação de políticas e enquadramento legal
    • - Marcas e certificações associadas à EC
    • - Contratação Pública Circular
    • - Mecanismos de financiação
    • - Taxonomia verde Europeia: Sistema de classificação de finanças sustentáveis
    • - Digitalização em todas as etapas da cadeia de valor circular
    • - Orientação para ações de gestão de recursos
    • - Orientações para a implementação
    • - Avaliação do contexto e da situação de referência
    • - Definição do propósito, missão, visão e objetivos da economia circular
    • - Desenvolvimento de prioridades estratégicas e de um plano de ação para a economia circular
    • - Apresentação de exemplos e casos de estudo
    • - Implementação da Economía Circular
    • - Monitorização, revisão e reporte da economia circular
    • 3.
    • TRANSIÇÃO DOS MODELOS DE NEGÓCIO PARA A ECONOMIA CIRCULAR - ISO 59010
    • - Exercicio prático: Autodiagnóstico de Circularidade

Objectivos Gerais:
  • No final da ação, os formandos serão capazes de:
  • - Entender e saber como se aplicam os princípios e ferramentas em que se baseia a Economia Circular.
  • - Identificar os atores intervenientes e a sua capacidade de atuação.
  • - Efetuar uma abordagem real e tangível à Economia Circular e como poderão integrá-la na estratégia e gestão da sua organização.

Escolher uma acção de formação no menu à esquerda e pressionar INSCREVER
Inscrever
Se não estiverem disponíveis acções no local e data pretendidos, mostre interesse no curso para ser notificado sobre futuras acções.
Mostrar interesse
 
imagem insia
Forinsia, Copyrights 2024 INSIA. All rights reserved.
imagem Forinsia